Pilares obrigatórios para um negócio
Por trás de um CNPJ há grandes responsabilidades, como: fazer o negócio dar certo de fato, mas o que é preciso para isso?
É claro que cada caso concreto exige uma análise específica, no entanto há alguns pontos que devem ser observados em todo e qualquer negócio que quer crescer no mercado.
Parece óbvio quando eu digo "querer crescer", porém digo isso visto que há inúmeros empreendedores que se contentam com uma versão antiga de negócio, que se baseia no achismo de ter um CPNJ e fazer algumas poucas vendas sem nenhuma estratégia de crescimento, sem analise se de fato o negócio esta sendo lucrativo e sem uma boa gestão. Por vezes, apenas quando o negócio incorre em falência que a pessoa percebe que "errou".
Ocorre que, por falta de organização, planejamento e gestão, a pessoa não sabe nem dizer ao certo onde que errou. Por isso elenco nesse artigo 3 pilares obrigatórios para todo e qualquer negócio!
Gestão, marketing e olhar estratégico.
Vou discorrer um pouco mais sobre cada um desses pilares a seguir:
Gestão
Gestão é muito abrangente, já que envolve gestão financeira, gestão de pessoas, gestão de clientes, gestão de tempo. Para o seu negócio se desenvolver corretamente não há outra maneira se não a de gerir bem.
Inicialmente a regra é ser organizado, é necessário você ser organizado para gerir outras pessoas. Gerir está totalmente relacionado ao pensamento com estratégia.
Por isso, minha dica para você é: foque em pessoas, foque em se aprimorar no relacionamento humano, na inteligência emocional para lidar com as situações rotineiras de um negócio, bem como em entender o que envolve a parte financeira de um negócio (não basta apenas pagar imposto, tem que saber precificar, etc).
Marketing
O marketing não está ligado apenas a captação de clientes, isso é um dos benefícios.
Mais importante do que captar clientes, é captar os clientes certos.
E como se capta clientes certos? Com o posicionamento certo através do marketing. Não adianta apenas focar em um bom marketing sem conhecer a missão, os valores e o propósito do seu negócio.
Definido esses 3 pontos você consegue fazer um marketing mais assertivo, os clientes que chegarão até você já estarão com o entendimento do que sua empresa pode fazer por eles. É como se fosse um reconhecimento de valores em comum.
Olhar estratégico
É necessário olhar em sua volta e analisar o que está acontecendo e o que pode vir a acontecer. A partir do momento que você decide ter um negócio, se manter atento e pensar com estratégia é uma obrigação.
Cada ação que vier a ser tomada pode beneficiar muito, como pode prejudicar muito. Por isso, é obrigatório analisar estrategicamente cada ação.
Não é todo mundo que tem a facilidade de ter estratégia, e tá tudo bem, o problema ocorre quando isso afeta o seu negócio. Por isso uma alternativa é se socorrer a uma consultoria em compliance (clique aqui para saber como o compliance ajuda a sua empresa)!
Isso não significa que você tem que ter uma área interna referente a compliance dentro de sua empresa, mas a fim de evitar decisões equivocadas uma consultoria nesse sentido vai te auxiliar a analisar com estratégia se as decisões que você pretendia tomar estão alinhadas com a lei e com o benefício do negócio.
Após apresentar esses 3 pilares, você consegue analisar se já vinha implementando eles em seu negócio?
Este conteúdo te ajudou e te informou de algo que você não sabia? Curta clicando no coração, pois é muito importante para o Blog!
Dra. Isabele Manhani
Redes sociais: @adv.isabelemanhani - basta clicar! :)
Kommentare