Pessoas, são o problema ou a solução dentro das empresas?
Já precisamos começar lembrando de um fato que costuma ser esquecido com certa frequência: por trás de todo CNPJ existe vários CPF.
Se você caiu de paraquedas e não sabe exatamente o que é "o tal do Compliance", indico que você leia este artigo: Como o compliance ajuda sua empresa?
Sempre que alguma situação, qualquer que seja ela, que não deveria ocorrer, mas ocorre, inicia-se um certo conflito entre donos/gerentes e colaboradores de empresa.
Frequentemente é comum que a primeira ação a ser realizada é achar um culpado e a segunda ação é puni-lo.
A longo prazo esses conflitos geram demissões em massa, seja pela via da empresa ou pela entrega da carta de demissão do próprio colaborador.
Mesmo no caso de empresa de pequeno porte e até mesmo empresas familiares que não possuem essa grande "massa" de colaboradores, ainda gera um grande turnover (alta rotatividade de troca de colaboradores.) A consequência disso, além do campo financeiro, é a destinação de novos esforços e tempo treinando novas pessoas o tempo todo, além de que, durante esse processo muitos problemas sistêmicos de gestão podem ocorrer, além de má reputação no mercado.
Vou te dar um exemplo dessa má reputação: quantas vezes você vai foi em um comércio e nunca via os mesmos funcionários ali? tenho certeza que você já julgava com o seguinte pensamento "não deve ser bom trabalhar neste comércio já que aqui nunca para ninguém". Eu sei que você já passou por isso julgando outros comércios, mas já parou para pensar se isso não acontece em seu negócio?
Isso tudo é gerado pela falta de cuidado adequado com as pessoas em sua empresa.
O conflito entre donos/gerentes x colaboradores existem desde os primórdios da civilização, isso tudo por falta de cultura aliada a comunicação.
São várias as consequências desses conflitos, como:
Processos trabalhistas;
Desvios e fraudes;
Falta de produtividade dos colaboradores;
Má reputação da empresa;
Gastos processuais por falta de prevenção;
entre outras situações.
É possível prevenir a ocorrência de todos esses conflitos através da criação de uma cultura organizacional real nas empresas, independente do nível hierárquico.
É comum empresas terem a cultura da punição para com os colaboradores, porém, qual o sentido de punir antes de ensinar e educar cada um deles sobre o que é certo e errado? Vira um ciclo vicioso sem fim.
Pessoas são o centro de qualquer empresa, você querendo ou não.
O que acontece é que por vezes cometemos desvios éticos muitas vezes sem nem saber. Esse tema foi pauta de um dos painéis ministrado sobre Compliance Comportamental no Congresso.
A solução para evitar problemas nesse sentido não se da através de maior controle ou punição, até porque isso a longo prazo não se torna efetivo e não faz os colaboradores ficarem a favor da empresa já que a consequência disso é um ambiente de trabalho controlador, massante e pesado.
Ainda nesse sentido indico que você leia o artigo: como ter menos problemas com funcionários.
Atualmente não existe mais falar de resultados financeiros sem falar sobre pessoas, que no caso, são os colaboradores, os gerentes, e a própria alta organização da empresa.
Já foi possível focar apenas no financeiro, no entanto pós pandemia o mercado vem mudando sua percepção, e empresas que não se adequarem a essa nova realidade não vão conseguir se sustentar no mercado a longo prazo, ou ter o devido reconhecimento a isso.
Sabe quem é o mercado? São seus CLIENTES. O que você quer passar para cada um deles? Como você quer ser reconhecido no mercado?
Mesmo que você atue de forma B2B, por trás de todo CNPJ existe vários CPF.
Cada vez mais ESG, Compliance, Gestão de Pessoas, Ética e Integridade vem sendo pauta em empresas com qualidade e longevidade de vida (quanto ao tempo que conseguem permanecer no mercado).
Entenda que algumas empresas são reconhecidas por estarem de acordo com as pautas acima, investindo em treinamentos a fim de criar uma cultura real para os colaboradores trabalharem com mais qualidade, enquanto outras empresas são reconhecidas por envolvimento em escândalos, ambiente não saudáveis e com cobranças de metas irreais, assédios, dentre outros fatores negativos.
De uma forma ou de outra você e sua empresa vai ser reconhecido, mas..
Você quer ser reconhecido de qual forma?
Se optou pela primeira opção, a sua única e primeira ação é começar a investir em pessoas.
Quer saber como aplicar de forma mais efetiva a gestão de pessoas no seu negócio? Vamos conversar mais sobre.
Estou disponível por meio do
e-mail: isabelemanhani@gmail.com. Ou se preferir, entre em contato.
Comments