top of page
Foto do escritorIsabele Manhani

O que você precisa saber antes de contratar o Compliance

Se você esta pensando em implementar esse programa, existe uma informação que você deve saber.


Não é incomum ouvirmos pessoas reclamando da prestação de serviços de advogados, Compliance Officer, enfim, prestadores de serviços no geral. Ocorre que, e quando o problema não é necessariamente o advogado? (Tem post no blog falando sobre isso, clique aqui para saber mais).


Mas espere ai, porque nesse artigo quero focar em outra coisa!


E quando se tem um Programa de Compliance "perfeito" através de documentos muito bem elaborados e ele não funciona é porque ele não teve uma ferramenta fundamental implementado.


Já teve post aqui no blog apresentando as 9 ferramentas para implementar o Programa de Compliance, dentre elas, em nossa conversa de hoje vou destacar uma, sendo ela:


Suporte da Alta administração


Quem contrata o Programa de Compliance é o dono da empresa/escritório, assim penso que para a contratação já ter ocorrido, então o responsável pela contratação entende a vantagem atrativa e competitiva que o Compliance traz para o seu negócio.


No entanto há outra coisa importante para se ter em mente. O Compliance só será efetivo se tiver o suporte da alta administração, visto que são os líderes que mantém os valores e diretrizes da empresa.


Se você não entende isso muito bem, fique tranquilo que é função do profissional que vai implementar esse Programa em sua empresa/escritório te auxiliar nisso. Agora se você entende a importância disso.


O compliance não se implementa de forma mágica na cabeça de TODOS da organização, é necessário o exemplo vindo de cima.


Assim, não basta o dono e gerente dizer que apoia o Programa se de fato não participar das reuniões, praticar os princípios de compliance, cumprir com os procedimentos internos, entre outras situações a depender do que foi implementado.



Lembre-se que o sucesso desse programa significa elevar o nível dos resultados da sua empresa, mas de nada basta criar regras e procedimentos que vão ser aplicados apenas para os colaboradores, já que a empresa é composta por vários setores, inclusive do dono. (Clique aqui para entender mais sobre o papel do dono).



Caso você queira continuar conversando comigo sobre este assunto estou disponível por meio do

e-mail: isabelemanhani@gmail.com. Ou se preferir, entre em contato.

 

21 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


WhatsApp Image 2023-06-25 at 16.35_edited.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Você vai notar que sou advogada atuante exclusivamente na linha consultiva para prevenir e mitigar riscos empresariais.

Ainda, vai se deparar com vários conteúdos sobre carreira.

FIQUE POR DENTRO DE TODOS OS POSTS:

Você está inscrito(a)!

bottom of page