Contratei um advogado, deu tudo errado!
Você já passou por essa situação? Contratou e investiu em alguém no intuito de ajudar o seu negócio e acabou não ajudando em nada ou pior. agravou toda a situação?
Eu sei que a princípio a primeira coisa que fazemos quando algo dá errado é tentar responsabilizar alguém ao invés de entender uma coisa bem mais importante: por qual o motivo deu tudo errado?
Os colaboradores ficaram improdutivos?
Alguns dos colaboradores não respeitaram o regulamento interno ou o código de conduta?
O gerente está tratando alguns funcionários com pressão excessiva novamente?
Está ocorrendo a contratação de pessoas com valores contrários ao da empresa?
Quando se investe em ferramentas de compliance, não basta apenas que o advogado faça tudo isso com eficiência e não tenha uma das coisas mais importantes para esse programa ser efetivo no seu negócio que é:
O verdadeiro apoio de quem controla tudo no negócio: o dono.
Não é balela, essa conversa é real, e se você está disposto a mudar totalmente o seu negócio com o intuito de fazer dar certo e elevar o seu nível competitivo no mercado, você tem que entender isso.
Um dos pilares do compliance e o mais importante deles é: O apoio da alta direção (donos da empresa e eventuais gerentes).
O apoio de quem está acima de tudo é condição indispensável para o compliance dar certo.
Se os donos, gestores e líderes não estiverem comprometidos com o programa, não espere nenhuma mudança por parte dos demais colaboradores que compõe o chão de fábrica.
Uma das ferramentas do compliance é a criação de uma nova cultura na empresa, a fim de fazer que seja uma empresa mais saudável, produtiva, e com procedimentos corretos a fim de se evitar erros.
Entenda que se nem a alta direção (quem está acima) apoia verdadeiramente os procedimentos criados e a nova cultura, como é que quem está abaixo (gestores e colaboradores - chão de fábrica) vai seguir? Existem várias formas da alta direção comprovar o seu compromisso com a cultura e procedimentos criados pelo Compliance.
Lembre-se:
A palavra convence, o exemplo arrasta.
Depois dessas considerações, você consegue pensar nos erros de apoio da alta direção?
Caso você queira continuar conversando comigo sobre este assunto estou disponível por meio do
e-mail: isabelemanhani@gmail.com. Ou se preferir, acesse a aba de contatos.
Esse conteúdo te ajudou? Curta clicando no coração <3, é uma métrica importante para o Blog!
E não esqueça de compartilhar esse conteúdo com seu amigo(a) empreendedor(a).
Redes Sociais/Instagram: @adv.isabelemanhani
Commentaires