top of page
Foto do escritorIsabele Manhani

Compliance. Já ouviu falar?

Seu escritório de advocacia & empresas precisam ter padrões básicos de negócios, a fim de que você tenha mais vantagem competitiva.


O que é?


Compliance é a função exercida por um profissional que tem por finalidade deixar a empresa em conformidade com as leis, padrões éticos, regulamentos internos e externos, isso tudo para minimizar eventuais riscos oriundos de eventuais ações da empresa para com outras empresas ou com seus funcionários.


A ideia de compliance está totalmente ligada a criar condições padrões para a empresa de modo que qualquer decisão de gestão seja tomada de forma estratégica.

Governança corporativa.

Há inúmeros conceitos quando nos referimos ao compliance, porém o ponto em comum se refere a governança corporativa, ou seja, como bem define o autor André Castro:


"Como as empresas são geridas e como as decisões de gestão são tomadas".


Qual o objetivo?


O objetivo de se contratar um compliance é a prevenção de ocorrências de situações contrárias a lei, como riscos relacionados a corrupção, fraude, inobservância da Lei Geral de Proteção de Dados, inobservância de preceitos éticos, falta de gestão de pessoas, gestão de riscos, inobservância de leis trabalhistas, entre outros.


Aqui no meu blog já ficou claro o quanto sou apaixonada por prevenção de riscos, prevenir é sempre a melhor forma de se evitar problemas maiores no futuro, e por isso abordo tanto sobre contratos, lei geral de proteção de dados, e agora: compliance.


Vou assimilar a função do compliance com instrumento contratual. Para quem acompanha o blog, já sabe que contratos são uma forma de prevenir riscos, visto que o estipulado ali faz com que ambas as partes tenham conhecimento do que deve ser seguido.


É exatamente isso que faz a função do compliance dentro da empresa, a partir da elaboração de documentos e treinamentos, o papel dele é estabelecer padrões para todos os colaboradores, bem como fazer com que fique claro a imagem que a empresa quer passar internamente e externamente.


Para entender como o treinamento corporativo pode mudar o ambiente de trabalho e acelerar seus resultados, clique aqui.


Qual o benefício de contratar um compliance?


Empresas que utilizam do compliance se colocam em um patamar competitivo no mercado, visto que grande parte das empresas pouco se importam em possuir um padrão desde o atendimento, até contratos com funcionários ou parceiros, às atividades exercidas por todos, bem como a missão e valores da própria empresa.


O advogado compliance mapeia problemas e cria normas para que esses e eventuais futuros problemas sejam evitados, garantindo o cumprimento de normas internas, consequentemente: minimiza riscos de reputação manchada, processos, entre outros.


Entenda como o compliance ajuda a sua empresa, clique aqui.


Após essa breve apresentação, você conseguiu refletir alguns pontos que sua empresa possui em aberto e quais riscos isso pode gerar?

 

Gostou desse conteúdo? Não se esqueça de deixar seu comentário e curtir clicando no coração. Sua interação é importante para que eu entenda se esse conteúdo está sendo proveitoso para você.


Dra. Isabele Manhani | Advogada Contratual & Consultora em Proteção de Dados.

 


Posts recentes

Ver tudo

Comments


WhatsApp Image 2023-06-25 at 16.35_edited.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Você vai notar que sou advogada atuante exclusivamente na linha consultiva para prevenir e mitigar riscos empresariais.

Ainda, vai se deparar com vários conteúdos sobre carreira.

FIQUE POR DENTRO DE TODOS OS POSTS:

Você está inscrito(a)!

bottom of page