Clima natalino e empresas
Você se importa com seus colaboradores? Tem noção do quanto isso pode refletir diretamente na sua empresa? Você sabe como a gestão de pessoas nessa época do ano pode te ajudar?
Nessa época do ano normalmente já estamos esgotadas por inúmeras razões: mais um ano com pandemia, excesso de trabalho, pressão, metas ainda em abertas, etc, certo?
Normalmente, o que mais queremos é a redução da carga de trabalho, um ambiente mais leve, com menos pressão a fim de que chegue o merecido descanso dessa época festiva. Porém, nem todas as empresas tem a opção de oferecer férias coletivas.
Mas isso não justifica a falta do olhar humanizado e de boas práticas para com os colaboradores nessa época.
Alguns setores precisam continuar trabalhando, isso por vezes traz certo desânimo aos colaboradores e pode afetar o desempenho dos mesmos.
Eu sempre gosto de reiterar que quando falamos de afetar o desempenho/ambiente laboral, isso reflete diretamente nos resultados da empresa.
Então o que fazer para o desempenho não ser afetado, e ao mesmo tempo os colaboradores irem trabalhar satisfeitos nessa época do ano?
Boas práticas aliada ao olhar humanizado.
O compliance sempre nos ajuda com essas respostas não é mesmo? (Se quiser saber mais sobre compliance, tem um artigo no blog falando sobre: clique aqui).
Com o avanço da tecnologia nos esquecemos um pouco que estamos lidando com o ser humano, seres com emoções e sentimentos. Nessa época todos estão fadigados e querendo ficar com a família.
Por isso uma boa dica é implementar algumas práticas nessa época do ano que façam com que os colaboradores se sintam "abraçados" pela empresa nesse momento.
Dica 1: como um café da manhã próximo as 2 datas festivas, a fim de reunir os colaboradores e elevar a energia do ambiente, consequentemente após esse café da manhã o trabalho vai render muito mais diante da sensação de se sentirem importantes para a empresa.
Aquele sentimento de "pertencimento" sabe? E não apenas "estou aqui apenas como contraprestação para ganhar meu salário". Isso é o tal do "olhar humanizado" de que tanto reitero em minha jornada profissional.
Dica 2: próximo a essas 2 datas festivas é ideal oferecer um bombom/panettone, algo que remeta ao natal junto a uma mensagem agradecendo pelo trabalho do colaborador visto que seria um momento em que ele gostaria de estar com a família mas está fazendo isso pela empresa, e mais uma vez: fazer com que ele sinta a sensação do "pertencimento" da empresa e a sua importância para a mesma.
Ainda, vale ressaltar a prevenção em relação ao COVID em caso de confraternização. Por isso, essas dicas tem que estarem de acordo com o distanciamento social, limpeza das mãos, uso de máscara, bem como eventuais procedimentos já adotados por sua empresa.
É claro que essas são ideias sem analisar nenhum caso concreto em si, optei por essas 2 dicas que fazem partes de treinamentos corporativos.
Lembrem-se sempre: Pessoas doentes são profissionais doentes.
O maior ativo do mundo são pessoas. Quanto mais próximo a sua empresa estiver dos colaboradores, mais ela terá saúde organizacional.
Feita essas considerações, espero fortemente ter ajudado a sua empresa no início da criação de uma cultura organizacional! Ainda tem dúvidas do que você deve fazer nesse momento?
Entre em contato e conte comigo!
Este conteúdo te ajudou e te informou de algo que você não sabia? Curta clicando no coração, pois é muito importante para o Blog!
Dra. Isabele Manhani
Redes sociais: @adv.isabelemanhani - basta clicar! :)
Comments